quinta-feira, 10 de abril de 2014

Teologia Sistematica

Aos caros colegas e amigos:

Shalom!

Com este blog quero publicar alguns estudos de fontes interessantes  que irao agregar conhecimento e, sempre que possivel tambem publicar meus proprios estudos, na singela esperanca de que o proveito seja-lhes salutar na vida espiritual. Nao cumpre-se aqui defender "verdades" ou "enganos", tao somente contribuir para reflexao construtiva do leitor. Compreendo que para amplitude do saber o estudioso busca conhecer nao somente o que se tem por coerente e justo, mas tambem pareceres "distorcidos" a fim de se tornar alguem com solidez em argumentos e seguranca em suas crencas.
Seja o Eterno meu guia e fonte de inspiracao concedendo-me sementes.

Como nos ensinou um servo do Eterno: "...examinai tudo e retende o bem."

Tema: TEOLOGIA



Natureza e importância da Teologia Sistemática

O estudo da Teologia  Sistemática é o estudo mais significativo que se pode considerar. A pessoa mais importante no universo é Deus. O fato mais básico da realidade é que a raça humana está dependente desta pessoa para existência e todas as coisas. O homem é  normalmente religioso. Ele possui um desejo natural de adorar a Deus e aprender sobre Ele que Se  posiciona  no topo de toda vida. Não é surpresa encontrar, portanto, que o estudo de Deus e Sua relação com o universo constitui o mais profundo pensamento que preenche a mente humana.

 I - Definição de Teologia

Teologia é  a ciência que trata do estudo de Deus e Suas relações com o universo. O termo "teologia" é  derivado das palavras gregas: theos, Deus e logos, linguagem, razão ou expressão.
Num sentido geral, teologia refere-se a todas as doutrinas cristãs. De modo específico, Teologia é a primeira das setes divisões da Teologia Sistemática, chamada, a doutrina de Deus .

II - Que é Teologia Sistemática

Teologia Sistemática é um estudo intensivo e organizado de fatos revelados com respeito a Deus e Seus planos de salvação para a humanidade. A Teologia Sistemática considera todas as doutrinas bíblicas arranjadas e estudadas de modo científico e ordenado.
W. Lindsay Alexander disse que a Teologia Sistemática é "um resumo das verdades religiosas cientificamente arranjadas" . Lewis Sperry Chafer escreveu: "Teologia Sistemática pode ser definida como uma coleção cientificamente arranjada, comparativa,  exibitiva e defensora  de todos os fatos e de toda e qualquer fonte no que diz respeito a Deus e à Sua obra"  (Systematic Theology. Dallas; Dallas Seminary Press, 1947. Vol. I, pág. 6).
Deus fez a mente humana de forma que é natural para o homem desejar organizar as informações adquiridas. Este instinto de organização inerente ao homem estabelece a necessidade por um estudo sistemático de teologia.
Sistema e ordem são características de Deus e Suas obras. Deus sempre trabalha de forma ordenada. Pode-se observar o sistema o ordem através da natureza desde a estrutura dos átomos até o movimento das estrelas. A obra de Deus na criação,  registrado no primeiro capítulo de Gênesis, revela a  realização progressiva de um plano e programa definidos. Deus instruiu Noé  a construir a arca de maneira ordenada e de acordo com dimensões específicas. A construção do tabernáculo foi conforme a definição do projeto divino. O insondável plano de salvação de Deus tem sido progressivo, ordenado e sistemático. Um estudo sistemático da teologia, desta forma, encontra sua base e necessidade não apenas no instinto de organização do homem, mas também na natureza e trabalho de Deus. Paulo exortou: "Mas faça-se tudo decentemente e com ordem" (1Coríntios 14:40)

O estudo da Teologia Sistemática é possível porque Deus tem se revelado através do Sua palavra inspirada, a Bíblia. A Bíblia é a oficina do teólogo e sua arca do tesouro. É o laboratório para sua paciente pesquisa, uma mina de onde escava riquezas, uma janela aberta para o universo da verdade. A Bíblia é para o estudante de teologia o que a planta é para o botânico, o que a química é para o químico, o que as estrelas são para o astrônomo.

III - Outros cinco ramos da Teologia

Teologia Sistemática é  um dos seis maiores ramos da Teologia Cristã. Os outros cinco ramos são: Teologia Natural, Exegética, Bíblica, Histórica e Prática.
Teologia Natural é o estudo daqueles fatos relativos a Deus e Seu universo, que estão revelados na natureza.
Teologia Exegética  é  um estudo da Bíblia em suas linguagens originais - Hebraico, Aramaico e Grego.
Teologia Bíblica é o estudo de fatos revelados sobre Deus e Suas obras, conforme apresentadas na Bíblia, livro  por livro e escritor por escritor.
Teologia Histórica  é dividida em duas partes: História da doutrina e História da Igreja. História da doutrinas traça a história de várias doutrinas da teologia.
História da Igreja traça a história da Igreja em suas mudanças internas e externas. Alguns observam  que a história da doutrina é a história do pensamento da Igreja, enquanto que a história da Igreja é  a história da vida da Igreja.
Teologia Prática é o estudo da aplicação das verdades teológicas às necessidades dos homens. Está dividida em duas partes: Homilética e  Teologia Pastoral.  Homilética refere-se à preparação exposição de sermões. Teologia Pastoral refere-se a todas as fases do trabalho do pastor.
De muitas maneiras a Teologia Sistemática tem sido o mais importante ramo da Teologia. Ela resume o trabalho das outras divisões. Congrega as verdades reveladas pelos vários ramos da Teologia e os apresenta num sistema unificado da verdade.

IV - Importância da Teologia Sistemática

 1. Verdades Bíblicas Vistas Como Um Todo. O estudo da Teologia Sistemática habilita o estudante a ver tudo o que se refere à Bíblia, como um conjunto. Dá-lhe uma visão total da verdade da escritura. Neste estudo deve-se  ter sempre em mente a estrutura principal e esboçar através das sete divisões da Teologia Sistemática.
2. Todas as Doutrinas Bíblicas Incluídas. Um estudo exaustivo da Teologia Sistemática inclui todas as doutrinas da Bíblia. Às vezes alguém fica tão fascinado com alguma doutrina que se esquece da existência de outras verdades bíblicas. Desta forma doutrinas vitais são frequentemente negligenciadas ou omitidas de alguma opinião. A Teologia Sistemática procura considerar todas as doutrinas bíblicas para estudá-las de forma ordenada.
O fato de alguém crer em poucas doutrinas bíblicas não é suficiente.
É mister conhecer todos os ensinamentos da Palavra de Deus. Quando alguém falha em aceitar todas as doutrinas bíblicas, sua teologia é incompleta e inadequada. Homenss que enfatizam alguma verdade bíblica em exclusão de todas as outras verdades, não são teólogos; são dogmáticos. Deve-se, não somente crer e pregar a verdade, mas crer e pregar toda a verdade.
3. Reconhecimento da Relação Entre as Doutrinas.  A Teologia Sistemática procura descobrir todas as doutrinas bíblicas e apresentá-las em suas relações apropriadas. Como a história é mais do que datas, eventos e estatísticas, assim Teologia é mais do que uma compilação de verdades religiosas. Como a história descreve as causas e relações associadas com eventos passados, assim a Teologia revela a inter-relação entre as doutrinas bíblicas. As sete divisões da Teologia Sistemática são interdependentes e inter-relacionadas entre si.
O estudante de Teologia Sistemática reconhecerá, por exemplo,  a relação entre a Santidade de Deus, o pecado do homem, o sacrifício de Cristo e a justificação pela fé. Observará o relacionamento entre a imortalidade de Deus, e a natureza física do homem, a ressurreição de Cristo e a crença na  ressurreição futura. Notará a inter-relação entre o ministério terreno de Cristo como Sacrifício, seu ministério celestial como Senhor e seu novo ministério terreno como futuro Rei. Estas inter-relações entre doutrinas constituem-se em linhas douradas da Teologia Sistemática.        
4. Plataforma para um Pensamento Ordenado.  A Teologia Sistemática é importante porque treina o estudante a estudar doutrinas bíblicas de modo ordenado. Ela cria uma estrutura verdadeira para pensar.Ela fornece um canal por meio do qual as riquezas das verdades bíblicas podem fluir para a mente e o coração. Este estudo propicia um meio pelo qual as informações concernentes às doutrinas podem ser classificadas, arranjadas cientificamente e arquivadas. As sete divisões da Teologia Sistemática providenciam categorias pelas quais os fatos bíblicos podem ser propriamente agrupados.
5. Contesta Doutrinas Pervertidas.  A Teologia Sistemática é importante porque serve como uma resposta para a teologia pervertida e sistemas de pensamentos filosóficos.


V - A Teologia Sistemática e a ciência 

A Teologia Sistemática é uma ciência. É muito mais importante do que o estudo das ciências naturais tais como a Astronomia, Química, Física, Geologia, Botânica, Zoologia e Psicologia. As ciências naturais orientam os pensamentos do homem na direção do universo material; a Teologia centraliza sua atenção para o Criador do universo. A ciência busca descobrir as leis da natureza, a Teologia contempla aquele que é o Legislador, Juíz e Rei. Toda ciência natural se dedica ao estudo de uma porção limitada daquilo que Deus criou. A Teologia por outro lado considera aquele que é a fonte de toda a criação. Ela apresenta uma eterna e completa visão de Seu plano para o universo.
Através dos séculos como Henry C. Thiessen observou, a Teologia tem sido como a rainha das ciências e a Teologia Sistemática como a coroa desta Rainha. Quando alguém dedica sua vida ao estudo de fatos revelados com respeito a Deus, este está engajado na mais importante obra sobre a terra. Sendo de maior importância que qualquer outro campo de pesquisa, o estudo da Teologia Sistemática deve ser um notável desafio de vida para os homens de hoje.
O estudo da Teologia Sistemática requer a mesma disciplina, paciência, precisão e consagração ao trabalho conforme qualquer estudo de ciências naturais. Os estudantes de ciências naturais gastam anos em pacientes e cansativos estudos para descobrir novos dados relativos ao universo material. Da mesma forma estudantes de Teologia deveriam dedicar-se zelosamente ao seu trabalho.
Em adição ao estudo paciente e cansativo, os estudantes de Teologia devem ter atitude de humildade para com Deus, em seu estudo concernente a Ele. Precisam reconhecer a inspiração e autoridade da Bíblia. Devem ter o desejo de aceitar a verdade quando ela é descoberta. Precisam possuir santa afeição para com Deus e devem preencher suas vidas com fervorosas orações. Sugerimos ao estudante de Teologia e aqueles interessados em uma vida de estudos da Teologia Sistemática, que organizem um sistema de arquivos teológicos para preservar notas, artigos, recortes, livretos e referências sobre várias doutrinas bíblicas. Manter pastas de arquivos de acordo com as sete divisões da Teologia Sistemática e as principais doutrinas relativas em cada divisão. Pode-se também ter um sistema de arquivos adicionais para material sobre outros estudos de Teologia: História da Igreja , História da doutrina e estudos da Bíblia livro por livro. Assegure-se de conservar o sistema dentro da Teologia Sistemática.



As sete divisões da Teologia Sistemática

As sete divisões da Teologia Sistemática são: Teologia, Antropologia, Hamartiologia, Cristologia, Soteriologia, Eclesiologia e Escatologia.
Da mesma forma que as ciências naturais, as sete divisões da Teologia Sistemática são designadas por nomes derivadas de palavras gregas. O estudo de Deus chamado Teologia, da palavra grega theos, Deus; o estudo do homem chamado Antropologia, da palavra grega anthropos, homem; o estudo do pecado chamado Hamartologia, da palavra grega hamartia, pecado; o estudo de Cristo chamado Cristologia, da palavra grega Christos, O Ungido; o estudo da salvação chamado Soteriologia, da palavra grega soteria, salvação; o estudo da Igreja chamado Eclesiologia, da palavra grega ecclesia, Igreja, e o estudo do futuro conhecido por Escatologia, da palavra grega eschatos, as últimas coisas.
A Teologia Sistemática começa com a doutrina de Deus e conclui com a doutrina do futuro. Uma divisão da Teologia Sistemática naturalmente é a linha principal e põe-se como alicerce para divisões ordenadamente sucessivas. Nossos pensamentos viajam numa ordem lógica de doutrina para doutrina: Deus, homem, pecado, Cristo, salvação, a Igreja e o futuro.

As sete divisões da Teologia Sistemática em sua ordem correta são:

Teologia                       A doutrina de Deus
Antropologia               A doutrina do homem
Hamartologia               A doutrina do pecado
Cristologia                   A doutrina de Cristo
Soteriologia                 A doutrina da salvação                
Eclesiologia                 A doutrina da Igreja
Escatologia                  A doutrina do futuro

Os teólogos têm classificado as doutrinas da teologia sistemática de muitas maneiras diferentes. João Calvino escolheu as quatro divisões do Credo Apostólico para a estrutura do seu "Institutes of the Christian Religion". Muitos trinitarianos agrupam todas as doutrinas sobre os títulos de teologia, Cristologia, e Pneumatologia, relacionando, respectivamente a Deus, Jesus, e o Espírito. Alguns teólogos escolhem o estudo de Cristo como seu ponto de partida. Outros começaram com a doutrina do homem e concluiram com a doutrina de Deus. Outros métodos de classificação das doutrinas incluem o método alegórico, no qual o homem é descrito como um errante perdido procurando pelo seu lar eternal, e o método histórico, tratando a história da redenção.  Tendo em vista estes métodos, nós sentimos que as sete divisões já mencionadas cumprem o mais lógico e natural arranjo para a classificação das doutrinas da teologia sistemática.
Estas sete divisões da teologia sistemática estão na ordem do ênfase especial que estas doutrinas recebem na Bíblia. O Velho Testamento apresenta muito material sobre a  natureza de Deus, a natureza do homem, e a origem do pecado. A doutrina de Cristo, salvação, a igreja, e o futuro, sucessivamente, são enfatizados no Novo Testamento.
Encontramos esta ordem de tratamento, de maneira um pouco extensa, nos primeiros capítulos do Gênesis. Gênesis 1 inicia com Deus e a descrição de sua obra da criação. Gênesis 2 relata a formação do homem. Gênesis 3 demonstra a origem do pecado. Gênesis 4 tipifica Cristo e sua morte na história do sacrifício de Abel. Os primeiros quatro capítulos do Gênesis sucessivamente apresentam portanto, as quatro primeiras divisões da teologia sistemática, chamados teologia, antropologia, hamartiologia, e Cristologia. Se alguém desejar levar isto adiante, talvez possa encontrar idéias de salvação, igreja, e futuro na tipologia da narrativa do dilúvio.
O arranjo em sete divisões da Teologia Sistemática coincide também com a ordem do ênfase das doutrinas nas grandes controvérsias teológicas durante os sucessivos períodos da história da igreja. A doutrina de Deus, homem e pecado foram objeto de controvérsia durante os primeiros cinco séculos da história da igreja. O período de Reforma deu especial atenção às doutrinas associadas com a salvação e à igreja. Escatologia, a divisão conclusiva da Teologia Sistemática, está recebendo uma ênfase especial nestes momentos finais da era da igreja.

 




3 comentários:

  1. Lucky Club Casino Sites 2021 | List of Top Sites
    Lucky Club is the online casino that has been providing the gambling industry 카지노사이트luckclub for over 40 years. The site has been providing online gambling 🏆 Lucky Club: Play Here!⭐Rating: 4.5 / 5.0 Rating: 4 · ‎1 vote

    ResponderExcluir
  2. Mohegan Sun - Casinos - Mapyro
    Find all Casinos in the area and 양주 출장샵 you can 광양 출장마사지 play with a real casino at Mohegan Sun in Uncasville, CT. 벳 매니아 광명 출장안마 Find your nearest casino with games, 김포 출장샵 dining, entertainment and more.

    ResponderExcluir