segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tzitzit e a Profecia



Tzitzit e a Profecia


Uma conceito judaico que comumente se esquece na tradução inglesa da Biblia  e’ aquela que faz menção a historia da mulher com fluxo de sangue, relato registrado em Mateus 9: 20, 21.

Tendo ouvido que o Messias estava por perto, a mulher disse consigo mesma: “Se eu puder tocar sua vestimenta, eu serei curada.”
O texto indica que era especificamente a “bainha” de sua vestimenta que foi tocada, um detalhe importante do ponto de vista judaico.

A palavra inglesa “hem” vem traduzida da palavra grega “kraspedon”, significando “borla de lã torcida”. De fato a mulher estava buscando tocar a borda do manto de Yeshua. Em hebraico essa “borla” que são atadas nas extremidades do manto de preces, são chamadas Tzitzit. Elas eram e ainda são por judeus observantes em cumprimento ao mandamento escrito em Numeros 15: 37- 41 e Deuteronomio 22:12 e indicam a lembrança dos mandamentos de Deus.

Em Numeros 15:38 a palavra traduzida “borda” ou “canto” vem da palavra hebraica “kanaph” que também pode ser traduzida como “asas” como aparece setenta e seis vezes em textos bíblicos. Cada tzitzit de cinco nos duplos e oito cordões, num total de treze elementos. Este numero adicionado em seiscentos (valor numérico da palavra tzitzit) aponta para os 613 mandamentos da Torah.

Nos dias de Yeshua, os homens judeus usavam uma túnica chamada halluq tanto em casa como no trabalho. Quando apareciam em publico eles deveriam cobrir seus halluq com um pano largo e retangular que dobrava-se desde os ombros ate os tornozelos. Este pano era chamado de tallit e servia de proteção contra o vento e frio. Pendurado no fim de cada uma de seus cantos (asas) existia o tzitzit em obediência ao mandamento bíblico.

Pelos séculos, durante os tempos de perseguição, os judeus eramcom frequência impedidos de usar os tzitzit do lado de fora de suas vestimentas. Isso os forçou a usarem um tallit pequeno abaixo de suas camisas. Hoje o manto das preces e’ chamado tallit.

Durante o primeiro século existiam varias tradições associadas com tzitzit concernentes ao Messias. Uma delas e’ que estas franjas atadas tinham poder de cura. Uma outra que passou para tempos posteriores sugerem que os tzitzit seriam um espécie de talismã ou amuleto. Ambas as tradições provavelmente derivam da profecia de Malaquias 4:2, onde o Messias aparece como quem vem curando com suas asas. Com plena certeza a mulher que tinha fluxo de sangue sabia das tradições, o que explica seu desejo de tocar as franjas (asas) do manto de preces de Yeshua.

O mesmo termo usado em Numeros 15:38 para “franjas” aparece em Malaquias 4:2 para “asas”.

Com este entendimento em mente, um judeu vivido poderia dizer que esta habitando “no lugar secreto do Altissimo e coberto por Suas asas” (Salm. 91: 1- 4)

Quando se compreende o significado deste conceito para a mente hebraica o primeiro século, se faz bem claro a razão da cura daquela mulher enferma. Ela expressava sua fe’ em Yeshua e o sol da justiça que cura com suas asas.

Esta mulher declarava assim sua fe’ na palavra profética de Deus.

Zacarias 8:23 "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que D-us está convosco."

Otima reflexao para todos!! 

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