Tzitzit e a Profecia
Uma conceito judaico que comumente se esquece na tradução
inglesa da Biblia e’ aquela que faz menção
a historia da mulher com fluxo de sangue, relato registrado em Mateus 9: 20, 21.
Tendo ouvido que o Messias estava por perto, a mulher
disse consigo mesma: “Se eu puder tocar sua vestimenta, eu serei curada.”
O texto indica que era especificamente a “bainha” de
sua vestimenta que foi tocada, um detalhe importante do ponto de vista judaico.
A palavra inglesa “hem” vem traduzida da palavra grega
“kraspedon”, significando “borla de lã torcida”.
De fato a mulher estava buscando tocar a borda do manto de Yeshua. Em hebraico
essa “borla” que são atadas nas extremidades do manto de preces, são chamadas
Tzitzit. Elas eram e ainda são por judeus observantes em cumprimento ao
mandamento escrito em Numeros 15: 37- 41 e Deuteronomio 22:12 e indicam a lembrança
dos mandamentos de Deus.
Em
Numeros 15:38 a palavra traduzida “borda” ou “canto” vem da palavra hebraica “kanaph”
que também pode ser traduzida como “asas” como aparece setenta e seis vezes em
textos bíblicos. Cada tzitzit de cinco nos duplos e oito cordões, num total de treze
elementos. Este numero adicionado em seiscentos (valor numérico da palavra
tzitzit) aponta para os 613 mandamentos da Torah.
Nos
dias de Yeshua, os homens judeus usavam uma túnica chamada halluq tanto em casa como
no trabalho. Quando apareciam em publico eles deveriam cobrir seus halluq com
um pano largo e retangular que dobrava-se desde os ombros ate os tornozelos.
Este pano era chamado de tallit e servia de proteção contra o
vento e frio. Pendurado no fim de cada uma de seus cantos (asas) existia o
tzitzit em obediência ao mandamento bíblico.
Pelos
séculos, durante os tempos de perseguição, os judeus eramcom frequência impedidos
de usar os tzitzit do lado de fora de suas vestimentas. Isso os forçou a usarem
um tallit pequeno abaixo de suas camisas. Hoje o manto das preces e’ chamado
tallit.
Durante
o primeiro século existiam varias tradições associadas com tzitzit concernentes
ao Messias. Uma delas e’ que estas franjas atadas tinham poder de cura. Uma
outra que passou para tempos posteriores sugerem que os tzitzit seriam um espécie
de talismã ou amuleto. Ambas as tradições provavelmente derivam da profecia de
Malaquias 4:2, onde o Messias aparece como quem vem curando com suas asas. Com
plena certeza a mulher que tinha fluxo de sangue sabia das tradições, o que
explica seu desejo de tocar as franjas (asas) do manto de preces de Yeshua.
O
mesmo termo usado em Numeros 15:38 para “franjas” aparece em Malaquias 4:2 para
“asas”.
Com
este entendimento em mente, um judeu vivido poderia dizer que esta habitando “no
lugar secreto do Altissimo e coberto por Suas asas” (Salm. 91: 1- 4)
Quando
se compreende o significado deste conceito para a mente hebraica o primeiro século,
se faz bem claro a razão da cura daquela mulher enferma. Ela expressava sua fe’
em Yeshua e o sol da justiça que cura com suas asas.
Esta
mulher declarava assim sua fe’ na palavra profética de Deus.
Zacarias 8:23 "Assim diz o SENHOR dos
Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as
línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu e lhe
dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que D-us está convosco."
Otima reflexao para todos!!
Muuuuito interessante !!!!!!!!
ResponderExcluirMuuuuito interessante !!!!!!!!
ResponderExcluirInteressantíssimo
ResponderExcluirMuito bom esse estudo
ResponderExcluira luz do senhor vos quiara por todo caminho
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